10 de junho de 2014

O "WRESTLING"

O wrestling é um desporto espetáculo onde se dá a conhecer várias artes marciais e estilos de luta. Conheça um pouco mais acerca da história do wrestling e saiba o porquê deste ser um dos melhores espetáculos de entretenimento da atualidade.

O que é o wrestling

O wrestling, também conhecido como luta livre, é um desporto que opõe dois adversários que se enfrentam e lutam entre si em busca da vitória. Trata-se de um desporto agressivo que, à semelhança da arte marcial Vale Tudo, utiliza várias técnicas de combate, como atirar o adversário às cordas, torções, chaves, pontapés, murros, entre outros. 

No wrestling, existe uma grande variedade de estilos (tradicionais e modernos) e formas de competição e cabe a cada jogador impor a sua luta, com o intuito de ganhar vantagem e posição em relação ao seu oponente. O vencedor é aquele que força o adversário à desistência ou consegue deixá-lo imobilizado no tapete de um ringue.

O wrestling é, sem dúvida, um espetáculo mediático de grande aparato que é conhecido e seguido em todo o mundo por milhares de apreciadores da modalidade.

A origem do wrestling

O wrestling é um dos desportos mais antigos, naturais e competitivos que tem vindo a ser praticado ao longo dos séculos. A sua origem é difícil de determinar, pois os combates de full contact sempre ocorreram nos mais diversos locais, entre os mais variados povos de todo o mundo. No entanto, existem desenhos de lutadores nas cavernas de Sumero – Akkadian, datados de 3.000 AC, assim como no Egito e na Babilónia em 2.400 AC.

O wrestling é assim um tipo de desporto clássico que nasceu há milhares de anos e reflete as várias formas de luta corporal de vários povos distintos.

As antigas Olimpíadas

Historicamente, o wrestling foi introduzido no ano de 708 AC, nas antigas Olimpíadas que decorreram na Grécia. Os wrestlers tinham como objetivo desenvolver a sua destreza física e mental e enfrentavam-se dentro de um círculo de areia, sem qualquer tipo de roupa, para que todos vissem que não levavam armas escondidas. Os praticantes demonstravam centenas de estilos marciais diferentes na prática do wrestling e ainda hoje muitos praticantes seguem estes estilos. Dos géneros principais, evidenciaram-se o estilo Greco-romano, estilo-livre,Judo Wrestling e Sambo Wrestling.

Os jogos olímpicos modernos

Em 1896, o wrestling fazia parte do primeiro programa da primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, realizado na cidade de Atenas, na Grécia. Na altura, os organizadores consideravam o wrestling uma modalidade muito significativa e foi por isso que se tornou o foco principal dessa edição. O wrestling como modalidade olímpica distinguiu-se em dois estilos de luta específicos. São eles:
  • Estilo Greco-romano: Um estilo de luta onde os lutadores utilizavam os seus braços e tronco para defender e atacar;
  • Estilo-livre: Um estilo de combate onde os wrestlers podiam usar as pernas para atacar os oponentes abaixo da cintura.

O estilo Catch Wrestling

O Catch Wrestling é um estilo de wrestling muito popular que era praticado nos Estados Unidos da América (EUA) nos finais do século XIX e inícios do século XX. Tratava-se de uma forma de luta muito particular que reunia em si vários estilos, como o Lancashire, Collar Elbow, Catch as Catch Can, Wrestling de Submissão Pehlwani e Jujutsu.

Os lutadores desafiavam todos os indivíduos a combater e estes ganhavam muito dinheiro se conseguissem derrotar os wrestlers principais. Estas competições levaram a um maior treino e especialização da modalidade, pois os combates eram muito duros e diversificados, graças aos vários estilos de wrestling existentes. Todos os novos estilos contribuíram para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do estilo Catch Wrestling.

O aparecimento das Artes Marciais Mistas (MMA)

O aparecimento das Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts – MMA) é um dos eventos mais importantes na história do wrestling. Nos anos 70, Karl Gotch, lendário lutador, ensinou o estilo Catch Wrestling a vários lutadores profissionais japoneses, como Antonio Inoki, Tatsumi Fujinami, Hiro Matsuda, Osamu Kido, Satoru Sayama e Yoshiaki Fujiwara. Estes, por sua vez, formaram a Federação Universal de Wrestling (Universal Wrestling Federation) no Japão em 1984. A partir daqui, iniciou-se um movimento único que possibilitou que todos os lutadores desenvolvessem um estilo de luta muito próprio, possibilitando a combinação de várias artes marciais diferentes, como por exemplo o Jiu-Jitsu Brasileiro.

O wrestling profissional

Atualmente, o wrestling praticado é o profissional, também conhecido como Pro Wrestling e este visa entreter todos os apreciadores da modalidade através da realização de combates entre atletas devidamente preparados.
Esta é uma prática desportiva que difere dos outros géneros de luta e artes marciais, na medida em que os seus participantes criam um espetáculo de entretenimento, simulando um combate desportivo com as técnicas principais do estilo Catch Wrestling. A maioria dos combates tem o resultado predeterminado por uma equipa de promoção que ensaia todo o tipo de golpes que o combate vai ter. Esta representação inclui, geralmente, o uso de objetos ilegais como cadeiras, escadas e martelos, de modo a que o espetáculo seja ainda mais emocionante.
O Pro Wrestling atingiu níveis altos de popularidade nos EUA e nos países da América Latina e tem federações como a World Wrestling Entertainment (WWE), a número um desta indústria a nível mundial.
Este desporto reúne cada vez mais adeptos em todo o mundo e a prova disso mesmo são os recintos completamente lotados e os programas de TV com níveis de audiência elevados.
http://lutasartesmarciais.com/artigos/historia-wrestling

Nenhum comentário:

Postar um comentário